quinta-feira, 7 de maio de 2015

Lugar de homem também é na cozinha

 

Homens na cozinha???

O ambiente antes imperado pelas mulheres está cedendo espaço para novos descobridores

Aquela conhecida frase que diz: “Lugar de mulher é na cozinha!!!” já ficou para trás há muito tempo. Este cenário foi se modificando com o passar do tempo e, hoje em dia, nos deparamos cada vez mais com homens na cozinha. Isso mesmo, os homens estão dominando os ambientes, antes comandados apenas pelas mulheres. Desde os jovens até os mais velhos, cada um a sua maneira, faz maravilhas na cozinha.
Crepe, uma das especialidades de Alex e um dos pratos
mais pedidos entre os amigos
(Foto: Arquivo Pessoal)
Alex Queiróz, 28 anos, trabalha como auxiliar de estoque e adora cozinhar. Diz que aprendeu os conceitos da culinária observando sua mãe cozinhar e, depois que se casou, teve a internet como aliada pois lá encontra a receita que quiser. “Experimentando os pratos gostosos que minha mãe fazia,  quis aprender também. A internet me ajudou muito, pois existem vários canais de culinárias que abordam as receitas de uma forma simples e sem aqueles vários termos técnicos que encontramos na televisão, facilitando na hora de recriar as receitas,” complementa Alex.
Cupcake e crepe suíço são os mais pedidos pelos amigos de Alex e sempre que surge uma oportunidade de receber os amigos em casa são os que ele costuma preparar.  No entanto, ele acredita que faz melhor pratos salgados mas os doces estão caindo no gosto das pessoas como é o caso do cupcake, muito pedido entre os conhecidos.
O auxiliar de estoque, entretanto, tem um prato muito particular que é sua predileção. O nome, “Gororoba Quente” e é ele quem explica como faz. “Nela eu preparo a carne moída ou frango, deixo reservado. Em outra panela eu refogo o tomate, cebola, alho na manteiga com uma pitada de sal e um pouco antes do tomate se dissolver completamente, eu acrescento o extrato de tomate e a carne que estava reservada e deixo engrossar um pouco. Para finalizar, uma pitada de açúcar para diminuir a acidez do tomate, queijo ralado a gosto e uma pitada de orégano. Fica uma delícia.”
O cuidado e capricho com que Alex prepara os
pratos faz toda a diferença.
(Foto: Arquivo Pessoal)
E não são só os amigos de Alex que aprovam seu dom, a mulher dele é quem mais adora pois assim a responsabilidade da cozinha não fica só pra ela. “Ela chega cansada do serviço, não tem que se preocupar em fazer a janta, essa divisão de tarefas ajuda muito, pois não a sobrecarrega,” finaliza Alex, que fica feliz em poder colaborar com a esposa.
E Alex não está sozinho nesta empreitada. Outro homem que também costuma se sair muito bem na cozinha é o açougueiro Sérgio Loureiro de 46 anos. Ele se considera auto didata e afirma que só recebe elogios por parte de amigos e familiares. Assim, como Alex, os pratos salgados também são os que mais gosta de fazer. “Faço um arroz com linguiça que é o maior sucesso. Todos que experimentam adoram e sempre pedem para fazer de novo,” conta Sérgio.
Ele fala que sente muito prazer em cozinhar, sempre teve curiosidade em aprender e por isso foi observando e se aperfeiçoando cada vez mais e a esposa também adora. Sérgio conta que a culinária para ele é uma terapia “Sempre gostei de cozinhar e pra mim, ter a família reunida em volta da mesa é tudo de bom. É a maior recompensa pra quem cozinha.”

O jovem cozinheiro

O auxiliar de unidade Cleiton Pereira de Oliveira, 22 anos, acredita que o gosto pela culinária surgiu através da união familiar que a cozinha proporciona. “Acho que sempre tive a cozinha como um lugar que traz boas recordações,” exemplifica Cleiton.
Ele conta que aprendeu a cozinhar observando as receitas que sua mãe e tias preparavam. Logo depois, devido seu interesse, ganhou de presente um livro de receitas do Menino Maluquinho e, desde então, começou a produzir suas próprias receitas.
Quando recebe algum amigo em casa ele costuma usar a criatividade e aproveita o que tem na geladeira mesmo para preparar algo especial, por mais simples que seja. Segundo ele, o que faz melhor são os doces, principalmente bolos. Aliás o que mais pedem  para ele fazer é Bolo Prestígio e Bomba de chocolate, esses são os queridinhos entre familiares e amigos.
Atualmente Cleiton cursa Engenharia Civil, mas a culinária sempre está na sua mente “Amo cozinhar e pretendo, futuramente, cursar Gastronomia como hobby. Quero descobrir coisas novas e adquirir outros conhecimentos sobre as técnicas culinárias,” conclui o auxiliar.
Para finalizar, Cleiton deixa uma mensagem que leva consigo e reflete, talvez, o que esses homens e tantas outras pessoas sentem com relação a culinária.
“Eu tenho, pra mim, que cozinhar não é só produzir alimentos. Cozinhando você pode demonstrar seus sentimentos em algo palpável. Uma vez li que cozinhar é uma forma de amar as pessoas e isso, realmente, é verdade. Tanto em receitas como na vida, amor à gosto nunca faz mal.”



 Reportagem produzida por Melissa Regina
 para o Blog entre Pratos



Nenhum comentário:

Postar um comentário