domingo, 15 de março de 2015

CADERNO DE RECEITAS AINDA EXISTE?


CADERNO DE RECEITAS AINDA EXISTE?

A certeza  que a receita vai dar certo e a ligação que existe entre a receita e a história com a família, são alguns dos motivos que levam pessoas a conservarem o caderno atualmente.

(Foto: Aline Acquaviva)
Quando você pensa em preparar alguma receita, algum prato para receber um amigo ou para reunir a família, por onde começa? Entra na internet, digita o nome da receita e pronto: vão aparecer diversas opções e variações deste prato. Muito fácil e simples.
Provavelmente, esta seja a resposta da maioria das pessoas. No entanto, contrariando esta afirmação, a professora aposentada Sueli Delmonde Proença de 58 anos conta que pouco usa a internet para este fim. Suas pesquisas são feitas em seu “arquivo pessoal”: seu querido caderno de receitas que conserva ainda hoje, desde quando se casou, época em que iniciou a construção do seu caderno. Sueli explica que as receitas vieram de sua mãe, tias, sogra, amigas com o intuito de ajuda-la no início do casamento, já que era inexperiente na cozinha e queria agradar o marido.
“Adoro as receitas que tem nele e não troco meu caderno por nada. Tem muitas receitas de família, de minha mãe, tia, avó e todas são muito especiais para mim”, esclarece Sueli. Além disso, ela aponta outro motivo para ainda conservar seu caderno “
Sei que todas as receitas foram feitas e testadas por pessoas conhecidas e deram certo, posso confiar pois dificilmente alguma vai dar errado, não corro o risco de perder os ingredientes.”
(Foto: Melissa Regina)
A professora conta que algumas receitas já se tornaram tradição familiar e são carinhosamente chamadas de  Patê de Legumes da Mãe”, Bolo da Vó”, “Pão Doce da Mãe”, entre outras.  Sem falar do famoso “Pão da Tia Clara”, esse então, é o queridinho de toda família e nunca falha, sempre dá certo. Sueli garante que é uma massa macia,saborosa e tanto pode ser feito na versão doce ou salgado. “ Todos sempre pedem para fazer e eu não canso de receber elogios. Minha tia Clara sabia das coisas”, brinca.
Mas não pense que esta dona de casa, tão dedicada a família, deixa de dar uma olhada na internet atrás de alguma novidade. “É sempre bom inovar, vez ou outra fazer algo diferente”, diz Sueli. Ela não quer ficar para trás, mas confessa que andou se decepcionando com determinadas receitas que encontrou. “Já me deparei com receitas que, a princípio, pareciam ser maravilhosas. Fazia certinho, do jeito que estava no site, mas sempre dava algo errado. Tinha algumas que não conseguia desenformar, misturava tudo. O paladar até ficava bom, mas visualmente era horrível. Não são todas que dão certo”, acrescenta.
(Foto: Melissa Regina)
E o caderno desta professora não para de crescer. Sempre que pode anota receitas novas que recebe de parentes e amigas e, da mesma forma, compartilha as suas com outras pessoas também.
O mais interessante disso é que essas receitas nunca estão sozinhas. Sempre acompanham histórias de vida de pessoas queridas, guardam segredos, dicas valiosíssimas que nem mesmo os mais experientes profissionais da Gastronomia tem conhecimento. São recheadas de emoção e muito carinho, com um toque único que torna os pratos, mesmo os mais simples, muito especiais. 




Reportagem produzida por
Melissa Regina para o Blog Entre Pratos 







Nenhum comentário:

Postar um comentário