segunda-feira, 23 de março de 2015

JOVENS COZINHEIROS


                   COZINHA: SINÔNIMO DE DIVERSÃO

Com a ajuda da família ou até mesmo com um empurrãozinho da TV, crianças e jovens aprendem a cozinhar e se divertem com as atividades realizadas no ambiente

A cozinha. O lugar oficial dos encontros familiares de qualquer casa. Seja para servir o almoço ou até mesmo para tomar um simples cafezinho é lá que toda a família se encontra. E ali presentes, dos adultos as crianças, dividem suas experiências e criam relações com o ambiente.
E de forma muitas vezes não intencional é lá que surge o gosto de cozinhar. Até porque, quem não gostaria de fazer seu doce preferido? Aquele pra comer a qualquer hora. Muitas crianças sabem. Com a ajuda de um empurrãozinho muitas delícias são criadas por crianças e jovens como uma brincadeira.
E às vezes a vontade de aprender a cozinhar surge pela influência de nossos parentes “Minha mãe e meu tio me influenciaram e aprendi a gostar daquele ambiente, eu achava muito interessante”, conta Letícia Baraldi, que aprendeu o fazer seu primeiro prato quando tinha oito anos com a ajuda do tio Jair. Hoje, aos 14, ela sabe cozinhar diversos pratos. “Sei fazer arroz, macarrão, lasanha, batata, carne e brigadeiro”, diz.
Assistindo o Junior Masterchef
E tem vezes que esse gosto pela cozinha recebe um empurrãozinho da TV, quando se assiste a um programa de culinária. Foi assim com a menina Natália da Silva, de 11 anos, que ficou com vontade de aprender a cozinhar quando começou a assistir o programa Junior Masterchef, no ano passado “Eu olhava aquelas crianças cozinhando, então quis aprender também", conta a menina.


             Natália da Silva, 11 anos, começa a preparar uma nova receita: bolinhos de chuva. 
 (Foto: acervo pessoal)









Aprendizados 
Natália conta que aprendeu a fazer sua primeira receita de um jeito diferente “Eu assisti um vídeo no Youtube e depois comecei a fazer com minha avó, pois faço sempre com um adulto junto comigo pela minha segurança e troca de experiências”, explica a menina.
A lista de habilidades de Natália na cozinha não para de crescer. Ela já sabe fazer pão e muitos outros pratos “Eu sei fazer também macarronada, pastel, sonho, brigadeiro e quero aprender a fazer pizza”, comenta. “Espero que minha avó me ajude”, brinca.




"Para mim é uma brincadeira onde aprendo coisas novas", diz a menina.
(Foto: acervo pessoal)

Elogios
A menina já recebeu elogios pelos pratos “As pessoas gostam da minha receita de brigadeiro. E eu gosto mais de fazer doces, especialmente os que têm chocolate na receita”, diz toda feliz.
A frequência na cozinha é parecida entre as meninas. Natália aprende novos pratos no final de semana e Letícia cozinha quando tem vontade, que normalmente no final de semana “Eu sei fazer meu prato preferido, lasanha, e já fiz até um almoço de domingo para a família e eles gostaram bastante”, comenta empolgada. 

"Minha avó sempre ajuda. Na hora de fritar é ela que faz essa parte porque é perigoso”, explica a menina toda feliz mostrando o resultado dos bolinhos. (Foto: acervo pessoal)


Nem sempre tudo dá certo
Em meio a toda essa desenvoltura que as meninas demonstram, algumas histórias engraçadas surgem pelo caminho. “Quando fui ralar batata, acabei ralando o meu dedo junto”, diz Letícia ao se lembrar do episódio. Já com Natália o problema não foi com as mãos, mas sim com a cabeça “Ao fazer um bolo me esqueci por a farinha que pedia na receita e aí não deu certo”, explica.
Atividades futuras
As aventuras na cozinha não param para essas meninas. Natália gostaria de fazer algum curso no futuro, mas como um passatempo. Letícia que tem vontade de realizar algum curso na áreaGostaria de aprender a fazer aqueles bolos confeitados de pasta americana, com a ajuda de algum confeiteiro talvez”. No entanto para a adolescente a cozinha ainda é um sinônimo de diversão “Eu me divirto lá, pois gosto muito”, comenta.
Aprender a cozinhar ou até mesmo participar de atividades nesse espaço faz bem para o desenvolvimento da criança e do adolescente. O importante é deixar se divertirem no ambiente, aprendendo lições com seus erros e acertos. E assim, aprenderão a construir seus próprios caminhos.

                                         

Reportagem produzida por
Aline Acquaviva para o Blog Entre Pratos 


Nenhum comentário:

Postar um comentário