A doce história de Roberta
Saiba como o brigadeiro, este doce tão tradicional, se tornou a solução
para os problemas financeiros de uma estudante de jornalismo
para os problemas financeiros de uma estudante de jornalismo
Roberta vende brigadeiros diferenciados por um preço bom: R$ 1,50 (Foto: Aline Acquaviva) |
A necessidade de
realizar algo pode ser o impulso de criar algo novo, de buscar algo que irá
solucionar aquele problema.
Normalmente, na hora de
enfrentar uma dificuldade é que se consegue ser criativo e achar uma solução.
Roberta Lourenço estava
assim, passando por alguns percalços quando viu no chocolate, mais precisamente
brigadeiros e cupcakes, sua valorosa solução. "Eu comecei a vender doce,
pois necessitava de dinheiro já que precisava pagar as mensalidades do meu curso",
diz
Uma ideia que se tornou parceria
Roberta conta que a
ideia surgiu após dar uma dica pra namorada que está desempregada e não estuda
no momento "Eu sugeri que ela começasse a vender brigadeiros e cupcakes
para ter um dinheiro garantido no fim do mês. Ela não é boa para vender, mas sabe
cozinhar.” E aí surgiu uma parceria: “Minha namorada cozinha, eu e mais um
amigo fazemos as vendas", explica Roberta, que enxergou uma luz no final
do túnel com os doces.
Pelas redes sociais
Dado o início da
parceria começou a divulgação pelas redes sociais com a criação de duas páginas
"Anunciamos nossos doces através do facebook e do instagram e também
através da fala, na rua, pros amigos, na faculdade", e comenta "No
começo havia pouca divulgação, mas hoje a Pin- Up Doces é bem conhecida em
Boituva, onde eu moro".
Lucro: Caixinhas com 12 brigadeiros (Foto: Aline Acquaviva) |
Usando a matemática
No começo não havia um
controle de quantos doces Roberta levava por dia, mas agora resolveram controlar tudo no caderno para ter um lucro
fixo diário e assim se criou uma rotina com os fregueses e nos lugares onde
vende os produtos “Eu levo todos os dias duas ou três caixas com 12 brigadeiros
(e alguns cupcakes) pra vender na faculdade, mas, quando há encomenda, levo o
que o cliente pediu e mais as caixinhas separadas”, explica.
Uma nova habilidade
A jovem se surpreendeu
com sua habilidade nas vendas “Nunca vendi absolutamente nada. Eu fiquei
surpresa com a facilidade que tenho para vender; não sinto vergonha, preguiça e
não fico chateada quando as vendas não estão boas no dia. Depois do Jornalismo,
descobri a segunda vocação da minha vida: vender”, fala.
Variação de dar água na boca
“Normalmente, para as
pessoas que não me conhecem, eu ofereço os doces e digo que é para me ajudar a
pagar a mensalidade da faculdade. Já aconteceu diversas vezes da pessoa nem
gostar muito de doce, mas comprar para me ajudar”, Roberta explica que isso a
motiva para seguir em frente com a venda dos doces.
E nada de um único
brigadeiro tradicional, a ideia da Pin- Up Doces é vender sabores gostosos e
diferentes “Temos tradicional, paçoca, maracujá, caipirinha, vinho, entre
outros. E com certeza o sabor que mais vende é o brigadeiro de leite Ninho com
Nutella dentro”, diz. E o pessoal já chegou até a pedir alguns sabores
especiais “ O bicho de pé (com Nesquik), de vinho, entre outros. E nós fazemos
todos os sabores que encomendam, até os mais inusitados com bebidas”,
empolga-se.
Sabores inusitados também estão no cardápio. Roberta escuta e entende o gosto dos clientes.
(Fotos: Aline Acquaviva)
Aprovado pelos colegas
Lívia Ferreira,
estudante, diz que já comprou os doces de Roberta e que aprova a ideia da
colega “Eu sou viciada em doces, e se tem alguém da minha sala que vende eu
compro, ela está ali então fica mais fácil, além de ter um preço bom e ser bem
acessível”, diz. “É bom ela vender aqui
porque os preços da cantina são muito altos e ter alguém vendendo algo gostoso
por um valor legal”, explica Lívia, que é fã dos sabores tradicionais “Gosto
muito do brigadeiro tradicional e do beijinho”, completa. " Comprei dois de caipirinha e gostei muito. Eu voltaria a comprar de novo", diz Adrian Ferrari, estudante, 20 anos.
Reportagem produzida por
Aline Acquaviva para o Blog Entre Pratos
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