quarta-feira, 15 de abril de 2015

Vendas: Curso

A doce história de Roberta

Saiba como o brigadeiro, este doce tão tradicional, se tornou a solução
para os problemas financeiros de uma estudante de jornalismo


Roberta vende brigadeiros diferenciados por um preço bom: R$ 1,50
(Foto: Aline Acquaviva)

A necessidade de realizar algo pode ser o impulso de criar algo novo, de buscar algo que irá solucionar aquele problema.

Normalmente, na hora de enfrentar uma dificuldade é que se consegue ser criativo e achar uma solução.

Roberta Lourenço estava assim, passando por alguns percalços quando viu no chocolate, mais precisamente brigadeiros e cupcakes, sua valorosa solução. "Eu comecei a vender doce, pois necessitava de dinheiro já que precisava pagar as mensalidades do meu curso", diz
Uma ideia que se tornou parceria

Roberta conta que a ideia surgiu após dar uma dica pra namorada que está desempregada e não estuda no momento "Eu sugeri que ela começasse a vender brigadeiros e cupcakes para ter um dinheiro garantido no fim do mês. Ela não é boa para vender, mas sabe cozinhar.” E aí surgiu uma parceria: “Minha namorada cozinha, eu e mais um amigo fazemos as vendas", explica Roberta, que enxergou uma luz no final do túnel com os doces.

Pelas redes sociais

Dado o início da parceria começou a divulgação pelas redes sociais com a  criação de duas páginas "Anunciamos nossos doces através do facebook e do instagram e também através da fala, na rua, pros amigos, na faculdade", e comenta "No começo havia pouca divulgação, mas hoje a Pin- Up Doces é bem conhecida em Boituva, onde eu moro".
Lucro: Caixinhas com 12 brigadeiros (Foto: Aline Acquaviva)
Usando a matemática

No começo não havia um controle de quantos doces Roberta levava por dia, mas agora resolveram  controlar tudo no caderno para ter um lucro fixo diário e assim se criou uma rotina com os fregueses e nos lugares onde vende os produtos “Eu levo todos os dias duas ou três caixas com 12 brigadeiros (e alguns cupcakes) pra vender na faculdade, mas, quando há encomenda, levo o que o cliente pediu e mais as caixinhas separadas”, explica.

Uma nova habilidade

A jovem se surpreendeu com sua habilidade nas vendas “Nunca vendi absolutamente nada. Eu fiquei surpresa com a facilidade que tenho para vender; não sinto vergonha, preguiça e não fico chateada quando as vendas não estão boas no dia. Depois do Jornalismo, descobri a segunda vocação da minha vida: vender”, fala. 

Variação de dar água na boca

“Normalmente, para as pessoas que não me conhecem, eu ofereço os doces e digo que é para me ajudar a pagar a mensalidade da faculdade. Já aconteceu diversas vezes da pessoa nem gostar muito de doce, mas comprar para me ajudar”, Roberta explica que isso a motiva para seguir em frente com a venda dos doces.

E nada de um único brigadeiro tradicional, a ideia da Pin- Up Doces é vender sabores gostosos e diferentes “Temos tradicional, paçoca, maracujá, caipirinha, vinho, entre outros. E com certeza o sabor que mais vende é o brigadeiro de leite Ninho com Nutella dentro”, diz. E o pessoal já chegou até a pedir alguns sabores especiais “ O bicho de pé (com Nesquik), de vinho, entre outros. E nós fazemos todos os sabores que encomendam, até os mais inusitados com bebidas”, empolga-se. 

 
 Sabores inusitados também estão no cardápio. Roberta escuta e entende o gosto dos clientes.
(Fotos: Aline Acquaviva)

Aprovado pelos colegas

Lívia Ferreira, estudante, diz que já comprou os doces de Roberta e que aprova a ideia da colega “Eu sou viciada em doces, e se tem alguém da minha sala que vende eu compro, ela está ali então fica mais fácil, além de ter um preço bom e ser bem acessível”, diz.  “É bom ela vender aqui porque os preços da cantina são muito altos e ter alguém vendendo algo gostoso por um valor legal”, explica Lívia, que é fã dos sabores tradicionais “Gosto muito do brigadeiro tradicional e do beijinho”, completa. " Comprei dois de caipirinha e gostei muito. Eu voltaria a comprar de novo", diz Adrian Ferrari, estudante, 20 anos.



 Reportagem produzida por
 Aline Acquaviva para o Blog Entre Pratos

Nenhum comentário:

Postar um comentário